Consultoria Sustentável / LEED

O Desenvolvimento Sustentável tem como meta proporcionar a qualidade de vida – e não só o crescimento econômico -, a equidade entre pessoas no presente – incluindo a prevenção da pobreza -, a equidade entre gerações – as gerações do futuro merecem um ambiente pelo menos tão bom quanto aquele que usufruímos atualmente, se não melhor -, e preocupações com as problemáticas sociais, sanitárias e éticas do bem-estar humano.

A fim de aprimorar essa metodologia, foi desenvolvida a Certificação LEED. LEED é o acrônimo de Leardership in Energy and Environmental Design (Liderança em energia e Design Ambiental), é um sistema de certificação para edificações sustentáveis desenvolvido pela organização norte americana United States Green Buiding Council (USGBC). Sua primeira versão foi disponibilizada em 1998 nos Estados Unidos, derivado de um movimento de engenheiros e arquitetos insatisfeitos com a demanda oriundas do mercado e clientes. Frustação essa proveniente de um conhecimento e desejo de contribuir para o planeta com projetos mais sustentáveis.

O sistema LEED fornece uma estrutura clara e concisa para identificação e implementação de medidas praticas e mensuráveis no projeto, na construção, operação e manutenção de edificações sustentáveis. Utilizando de flexibilidade, possibilita as equipes de projeto decidir a melhor maneira de atender suas exigências.

Com mais de 1000 projetos em processo de certificação, o Brasil ocupa hoje a terceira posição entre os países que mais utilizam a Certificação LEED.

 

Benefícios da Certificação LEED:

  • Incentivos e isenções fiscais -muitos órgãos governamentais concedem benefícios para construções sustentáveis – confira em sua região!
  • Muitos projetos públicos ou incorporadores requerem a certificação LEED para licitações ou concorrências. Se a sua organização quer ganhar esses contratos, você terá de conhecer mais sobre o LEED.
  • O LEED facilita projetos integrativos, encorajando as equipes a utilizar uma abordagem holística e a mensurar o progresso. A utilização do LEED garante que sua construção terá um baixo impacto ao longo do ciclo de vida do edifício.
  • Validação por terceiros – o LEED é o mecanismo de certificação avaliado por terceira parte.
  • Boas relações públicas – seu projeto vai receber exposição na mídia por meio do site do USGBC, de estudos de casos, anúncios na mídia, e a placa de certificação LEED instalada no edifício.
  • Um edifício com Certificação LEED pode economizar até 50% de energia elétrica, 40% no uso de água, 39% menos emissões de gases do efeito estufa e pode ter até 70% de seus resíduos reaproveitados.

A GOGREEN engenharia e consultoria possui um profissional com credenciamento designado LEED GA (GREEN ASSOCIATE), cuja competência em construção sustentável é atestada pela fundação Green Building Council Institute (GBCI). Além dos conhecimentos sólidos de como tornar uma construção sustentável, o credenciamento atesta a compreensão avançada em áreas especializadas do sistema de Certificação LEED, domínio suficiente para que a empresa leve um projeto de certificação do começo ao fim.

Go Green Engenharia LTDA - 2015 - Todos os direitos reservados
lavuh.com